25
out
09

Lembranças

Dia frio, casa vazia, uma solidão besta se apossa de mim.

 Lembranças antigas, desconexas:

A poeira dançando sob os raios do sol da tarde, no apartamento onde eu morava quando criança.

A neblina da noite em volta do lago de Barão de Javary. Às vezes faltava luz na cidade e o peitos se enchiam, solenes, os olhos percebendo o que não se vê.

 Pequenos copos com água e detergente que eram vendidos nas praias e praças para se fazer bolhas de sabão, etéreas e eternas.

As bandeirinhas da festa de São João na Urca, de papel vegetal, mil cores estacionadas no ar, a procissão de barcos, o povo em festa.

 Eu,  aos 15 anos,  bebendo cerveja com meu pai, me sentindo adulto e feliz, como se fosse lógico.

 Saudades da poeira, da neblina, dos barcos e bandeiras, do meu pai e da felicidade. Culpa dessa  solidão sólida que me acompanha desde sempre e piora nos dias de frio.

3 Responses to “Lembranças”


  1. 1 maryacida
    outubro 26, 2009 às 5:51 pm

    lindo!
    te amo!
    bjs

  2. 2 Leila Oli
    outubro 27, 2009 às 1:07 pm

    Como sempre, emocionando a gente…eu também sempre tenho saudades de mim mesma quando vejo os grãozinhos de poeira no sol.
    Grande beijo, Victor

  3. 3 Julia
    outubro 28, 2009 às 12:14 am

    Engraçado, você me fez lembrar de uma música do Lobão “Chorando no Campo” que diz, em uma de suas estrófes: “A chuva dá saudade, de um lugar a que eu nunca fui…”
    Lembrei-me, também, das férias de julho que passei na casa da minha avó materna,na minha infância.
    Nos finais frios das tardes de inverno costumava ficar olhando para a rua, sentada em uma cômoda junto a uma das janelas e, às vezes e de repente, me dava uma nostalgia que me levava até às lágrimas.
    Minha avó se aproximava e me perguntava: “Tá com saudade da mamãe e do papai?” E eu respondia: “Tô com saudade de não sei o quê, vozinha.”
    Muito legal esse seu post e as lembranças que ele me proporcionou.


Deixe um comentário

