20
out
09

ARMAS: UM BOM NEGÓCIO

Semana passada, mais um caso de violência familiar chocou o país. O advogado Paulo Fleury, irmão do ex-governador de São Paulo, matou o filho com um tiro no tórax e depois se suicidou com uma bala na cabeça. Ainda se discute se o tiro que matou o filho foi acidental ou não. Muito se lamenta. Muito se especula. Mas até agora não se escreveu sobre a personagem principal nesta estória toda: a arma do crime.

Pressupõe-se que, como advogado renomado que era, Fleury, se fosse aconselhar um cliente seu que, por (des)ventura, estivesse tendo problemas com o filho, jamais diria para que este usasse uma arma para resolver seu problema.

 Acontece que, antes de advogado, Fleury era humano. E nós, humanos, somos suscetíveis: à raiva, ao ódio, aos rompantes. Isso somado a uma arma na mão é uma bomba-relógio.

Os fabricantes de armas querem nos fazer acreditar que elas nos protegem. Não é verdade. Todos os anos milhares de vidas são perdidas em virtude de discussões banais, fechadas no trânsito, ciúmes desproporcionais. As armas tornam nossas vidas muito mais inseguras. Não é isso que a propaganda feita pelo lobby dos fabricantes mostra. Afinal, eles sabem que a propaganda é a arma do negócio.

 A solução? Educação de qualidade para todos, maior controle (ou proibição) da venda de armas, mudança na legislação, aumentando as penas para quem portar ou vender armas ilegalmente e para quem mata fazendo uso delas. E, sobretudo, a consciência de que as armas são um bom negócio apenas para os bandidos (e os) fabricantes de armas.

Anúncios

1 Response to “ARMAS: UM BOM NEGÓCIO”


  1. outubro 24, 2009 às 10:38 pm

    Tudo bem Vitor,

    liberei o seu acesso como autor do blog(“Poesia e Companhia”) faz um bom tempo(checar ak comentários ao post “Homem das Cavernas”).

    Quando vc logar no wordpress, veja se na barra “meus blogs” aparece o nome “Poesia e Companhia” ,pra postar é só selecionar e seguir os procedimentos padrões do wordpress.

    Em todo caso vou subir o seu texto “Sujeito Oculto”(enviado 20/10/09 em Bate Papo)p/ página principal. O que pedimos, quando vc postar na página principal, e seguir o esquema de alternância :

    postar sempre um texto,depois esperar que outro autor post p/ ai vc colocar outro texto(isso exceto quando se tem formas de poesia pequenas como tercertos,trovas, poetrix,haicai daí pode postar mais de um texto por vez)para q o espaço fique mais democrático. Quando for postar imagens citar a fonte(o limite pra imagens inicial é de 35 MB p/cada autor).

    abço

    Fabio R.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: