10
ago
09

o ócio criativo

Maldito seja o homem que disse  “tempo é dinheiro”. Pois sendo dinheiro o parâmetro último e único de nossa sociedade, o pecado capital passou a ser (exclusivamente) a preguiça.

Preguiça é fundamental para o ser humano. E mais fundamental ainda para os artistas. Há tempos atrás falava-se do ócio criativo. Mas depois vieram os homens brancos, destruindo e escravizando os outros povos. Os índios então, passaram a ser preguiçosos (por não quererem trabalhar para os brancos). Criou-se o mundo dos negócios, das negociatas, e finalmente (tenho certeza que foi um homem branco quem disse) do tempo é dinheiro.

Pra mim não funciona!  Tempo é vida e eu o gasto como quiser. Pois sempre há muito o que não se fazer. Hoje mesmo eu tinha um encontro marcado comigo. Mas não compareci. Sei que não seria divertido. Sei também que é desses desencontros, dessa sólida solidão que me acompanha desde sempre, desse eterno mal-estar de ser eu mesmo, que há de surgir algo de verdadeiro a que  uns chamam loucura e eu, arte!

8 Responses to “o ócio criativo”


  1. agosto 11, 2009 às 12:39 am

    Olha o preconceito com s brancos!kkk Parabéns pelo seu texto e pelo blog! Esse seu texto é bem interessante, embora não queremos, estamos cada vez mais atado ao sistema “capitalista” Eita sistema! Já faz uns anos que não mais utilizo relógio no pulso!`Pois o tempo só existe pq existe esse maldito sistema! Sociedades cada vez mais corrompida, onde fazer algo para o proximo só é interessante se tiver um retorno! Interesse sobre todas as coisas! Postei um texto bem bacana chama “Quebra-cabeça” se gosta de textos de reflexão é um prato cheio! rsrsrs Não li todos os seus textos mas sempre estarei por aqui! Parabéns pela reflexão de seu texto!

  2. agosto 11, 2009 às 12:58 am

    Hahahahaha VC É ÓTIMO

    A frase vai ecoar pelos quatro cantos do mundo e pelas três pontas do meu chapéu: “Como diria Victor Colonna, sempre há muito o que não se fazer”.

    Direto e autoral como sempre, vc proseia tanto quanto versa.

    Pbl

  3. agosto 11, 2009 às 1:28 pm

    Querido Victor, seus textos são “impagáveis”. Vou me inspirar neste para o dia de hoje, e não vou àquele encontro marcado comigo, pois seria o dia de ir aos bancos pagar contas. E quem inventou que “promessa é dívida” vou dizer: “aprendi com meu guru, Victor Colonna, que promessa é viver e viver é ser feliz!”, rsrs. Um beijo, querido!

  4. 4 Julia
    agosto 12, 2009 às 12:47 am

    É mesmo estranho, mas ficar à toa incomoda quando nos acostumamos a ter o corpo e a mente sempre ocupados, geralmente com coisas do trabalho, da sobrevivência, do cotidiano.
    Sabe o que acho? Devemos aprender(ou reaprender) a gozar a vida como os animais.
    Fico observando os meus cachorros (sou meio maluca, tenho três) e vejo como eles ficam felizes deitados na grama, tomando sol, brincando, correndo, ou seja, aproveitando, sem culpa e intensamente, cada minutinho que a vida lhes oferece.
    Na próxima encarnação prometo que vou gastar o meu tempo como quiser, sem drama, preguiçar muito e, de preferência, voltar com uma carinha bem fofa de cachorro.

  5. 5 Gisele SL
    agosto 13, 2009 às 2:11 pm

    Vamos fazer uma ode ao tédio, ao ócio e à preguiça!!

    Tenho falado a todos do próximo livro que vc irá escrever: um manual de baixo-ajuda. Vc será o maior guru da baixo-ajuda e nós ficaremos livres dos pensamentos positivos, dos sorrisos de comercial de margarina, da necessidade de “ser bom” em ganhar dinheiro ( e aparecer na capa da Exame).

    Hoje, dia 13 de agosto, eu estou chutando o balde no serviço e indo para o Jardim Botânico fazer definitivamente nada!

    “Tempo é vida e eu o gasto como quiser”.

    Um beijo.
    Gisele

    • 6 victorcolonna
      agosto 13, 2009 às 9:02 pm

      Gisele,
      Que bom saber que há seguidores da minha filosofia de vida (não fazer aquilo que não é necessário, rs)!Senti sua falta na última terça-feira, veja se aparece na próxima quinta (dia 19/8) no clube do vinil, ok? Beijos

  6. 7 Leila Oli
    agosto 22, 2009 às 2:10 am

    Victor…adoro seus poemas e agora vou curtir muito seus textos no blog…quanto ao ócio, sou de uma geração que chegava da escola, almoçava e ficava deitada na cama olhando pro teto ou enchia a banheira e brincava por horas e horas na água morna, sem que ninguém obrigasse a ir pra aula de natação, dança aérea, inglês, francês, mandarim ou coisa que o valha!Ali deitada olhando pro teto vivia um mundo imaginário, cheio de Emílias, Viscondes e Príncipes das Águas Claras! Ali na banheira, muitas Esthers Williams e Freds Astaires e suas danças maravilhosas!
    Enfim, viva o ócio criativo e livre!E viva a imaginação e criatividade!
    Grande beijo

  7. agosto 27, 2009 às 3:04 am

    Oi amiguinho, finalmente vieram instalar minha internet. Assim eu posso passar mais tempo do que de costume fazendo aquilo que eu sei fazer melhor: nada!
    Vai ver que é por isso que eu ando sempre dura.
    Eu podia estar matando, eu podia estar roubando, eu podia estar trabalhando…mas dá uma preguiça….aí eu vou tirar um cochilo. rs
    Beijos, gato!


Deixe um comentário

