28
jul
09

De paixão e cegueira

Hoje fiquei a pensar no conto “Missa do Galo”, do nosso amado Machado de Assis, no qual, em sua mais linda passagem o narrador diz : “Há impressões dessa noite, que me aparecem truncadas ou confusas. Contradigo-me, atrapalho-me. Uma das que ainda tenho frescas é que, em certa ocasião, ela, que era apenas simpática, ficou linda, ficou lindíssima”. 

Assim foi porque  ele a viu com os olhos da paixão.

Já no filme “Beleza Americana”, que de quando em quando cito em minhas crônicas, ocorreu o seguinte comigo: na cena em que o quarentão estava prestes a seduzir a amiga da filha, começou a tocar uma música. Era uma música antiga, que eu já tinha escutado diversas vezes e nunca havia prestado maior atenção.  Mas lembro-me que ali, na hora em que a ouvi,  foi  como um soco no estômago. Percebi  o quanto gostava do filme e a música era outra,  completamente diferente.

Foi assim porque a ouvi com os ouvidos da paixão.

Creio que só a arte e a paixão têm esse efeito sobre mim, eu que sou míope desde os cinco anos de idade, de tanto olhar para dentro. O que será que eu procuro tanto que me cega aos poucos desde então?

6 Responses to “De paixão e cegueira”


  1. julho 28, 2009 às 8:02 pm

    HAHA – eu sou miope desde sempre, alem disso tenho outros cinco probleminhas de visao e mais alguma coisa que a ciencia ainda nao explicou (alem dessa falta de acentos no meu teclado) e posso garantir: Felizes os que mal enxergam, pois deles sera o reino da beleza e da paixao.

    Seu cronista %#&**@}* de bom !!!

    Pbl

  2. 2 Julia
    julho 29, 2009 às 9:13 pm

    Já fui míope. Há pouco mais de cinco anos, graças ao meu querido oftalmologista e aos mistérios de laser, enxergo perfeitamente. Impossível descrever a maravilhosa sensação que se tem ao enxergar com nitidez, livre de óculos e lentes de contato.
    Enxergar e ouvir com paixão é um dom, assim como escrever tão bem e criar poemas que emocionam tanto. Você tem esse dom e todos nós, que acompanhamos este blog, ficamos felizes por isso.

  3. julho 30, 2009 às 2:03 am

    Querido Victor
    É por isso que quando alguém nos faz um comentário elogioso, dizemos: “São os seus olhos!”. É verdade, os olhos da paixão enxerga tudo mais bonito e colorido e este olhos, não importam a cor ou a miopia, são olhos belos e felizes. Um beijo
    Marisa

  4. 4 Gisele SL
    julho 30, 2009 às 7:43 pm

    Legal de seu blog!!

    Gostei da crônica sobre(e sob!!)a Missa do Galo e muito da frase final “O que será que eu procuro tanto que me cega aos poucos desde então?”

    Eu imagino que vc tenha lido O Pequeno Príncipe onde Saint-Exupéry explica o básico de muitas coisas básica, dentre elas: “O essencial é invisível aos olhos; só se vê bem com o coração.”

    (Veja se responde o email e agradeça meus elogios!! Esta é a regra basicona sobre fazer amigos e influenciar pessoas… e tem algo de Saint-Exupéry nisso!)

    • 5 victorcolonna
      julho 30, 2009 às 9:01 pm

      Claro que li Gisele, inclusive escrevi há pouco tempo uma crônica chamada ” O Grande Príncipe”! Bom que você gostou do blog. Terça-feira a gente se encontra lá no Baratos pra influenciar mais pessoas (rs). Beijão!

  5. julho 31, 2009 às 5:06 pm

    Uma delícia sua crônica, bem articulada, que sabe dizer muito em palavras poucas, Victor. Gosto muito de seu blog.
    Um abraço.


Deixe um comentário

