08
abr
09

A incomunicabilidade humana

Semana passada estava  eu num animado bate-papo com um amigo advogado quando surgiu a questão da  dificuldade de comunicação entre os homens.

Dizia-me ele, que em Direito há diversos termos que querem dizer a mesma coisa e isso dificulta o exercício de sua profissão.

Retruquei que na literatura  acontece justamente o contrário: há palavras iguais para expressar sentimentos diferentes.

Quando se fala em angústia, por exemplo: existe a angústia que  me leva ao processo criativo, a angústia “boa”.

Já quando um direito meu é negado, isto me causa uma angústia por ter sido injustiçado, uma angústia “ruim”.

Uma angústia nada tem a ver com a  outra, mas só existe uma palavra para expressá-las, daí o problema.

Quanto ao amor então nem se fala: o que uns chamam proteção, outros chamam de falta de liberdade, o que uns chamam liberdade, outros chamam desatenção. Fora a  eterna confusão entre amor e desejo, paixão e ódio e por aí vai.

Meu amigo me disse que eu sempre ia  fundo demais nas questões.

Eu disse que a função de um advogado é resolver as questões e que a função de um poeta é levantar as questões e que portanto todos tínhamos razão!

Então fizemos um brinde e toda a nossa incomunicabilidade desapareceu!

4 Responses to “A incomunicabilidade humana”


  1. 1 Cydia
    abril 10, 2009 às 1:40 pm

    Oi Vitor:
    Maravilhoso seu blog!
    Não pare de alimentá-lo, para felicidade de seus admiradores.
    Sucesso.
    bjos carinhosos
    Cydia

  2. 2 SONIA VIANA
    abril 12, 2009 às 2:55 am

    VICTOR,
    NÃO HÁ ANGUSTIA BOA.
    TODA ANGUSTIA CAUSA MAL ESTAR.
    O USO QUE FAZEMOS DELA É QUE PODE SER QUALIFICADO DE BOM OU RUIM.
    SE LIBERO MINHA ANGUSTIA ESCREVENDO POEMAS CONSIDERO TER FEITO BOM USO DA MINHA ANGUSTIA

  3. 3 Vera Sarres
    abril 12, 2009 às 7:35 am

    Eu concordo com a Sonia Viana. A “angústia” é uma só. Tudo vai depender do uso que fazemos dela.
    Boa ou ruim, o que interessa, é que é angústia. O sentimento que ela nos causa, a angústia que a angústia nos traz. Para mim, enfim, a angústia é uma grande dor, uma dor ardida, que nos comprime, nos tira o ar. Este “ar” é exatamente a alegria. Mesmo pondo pra fora (escrevendo), isto não nos torna livres dela, apenas ameniza o sentimento.

  4. 4 Verônica Lopes Carneiro
    abril 13, 2009 às 2:05 pm

    Victor,

    o amor é indecifrável. Talvez seja uma mistura de proteção, liberdade, desejo sexual, paixão que são sentimentos bons. Mas quando sentimos ódio da pessoa amada, a angústia toma conta do nosso ser. E, apesar de tentarmos disfarça-la para a sociedade, esse sentimento só irá amenizar se houver um diálogo entre os amantes. O problema é que a tolerância de uma pessoa em relação à outra hoje em dia é zero! E, com isso vivemos nos promiscuindo e distanciando de nós mesmos por não darmos oportunidade do outro nos conhecer, nem de nos conhecermos através do outro. Com isso, ainda não nos conhecemos verdadeiramente.


Deixe um comentário

